Philip Kotler

Demora dias para se aprender Marketing. Infelizmente, leva-se uma vida inteira para ser um mestre.

sábado, 8 de maio de 2010

O profissional é um produto ?

Qual a semelhança entre um profissional e um produto a venda ? Ambos deve estar expostos para poder ser vislumbrado pelo público consumidor. E a exposição é tudo. Sendo assim surge uma nova pergunta, as estratégias de marketing utilizadas em relação ao um produto podem ser aplicadas a um indivíduo afim de destaca-lo da multidão ? Seja na procura de uma oportunidade profissional, seja para mudança de rota ou simplesmente para estar no foco para oportunidades futuras ?
Particularmente acredito que sim, embora não todas, mas, boa parte delas podem sim ser estendidas ao profissional. Fazendo, por exemplo, uma breve analise apartir do mix de marketing. Preço: qual o valor do trabalho do profissional ? Promoção: como ele está se apresentando ao mercado ? Praça: ele está no mercado de seu interesse ? Produto: você é realmente necessário, se faz necessário, desperta o interesse do seu empregador ou cliente ?
Assim percebemos porque o marketing pessoal tem crescido de sobremaneira inclusive com um volume expressivo de obras e especialistas focando nesta perspectiva.

 

Nenhum comentário: